METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA
A Literatura é um meio de aquisição de conhecimento, porém, antigamente nem todas as pessoas tinham acesso a ela. Segundo seus estudos sobre os livros didáticos de literatura desenvolvidos ao longo do tempo, escreva F (falso) ou V (verdadeiro) para as afirmativas:
( ) O cenário literário mudou por causa do avanço tecnológico, pelas novas técnicas de impressão das obras , pelo desenvolvimento de mercados específicos, pelo surgimento da mídia, da censura e dos direitos autorais.
( ) Antigamente, as famílias mais ricas que queriam passar uma imagem intelectualizada, construíam uma grande biblioteca no interior de suas casas e se, por acaso, os livros fossem de difícil acesso, eles confeccionavam caixas de madeiras pintadas que imitavam as lombadas de livros.
( ) Nos dias atuais, por menor que seja a condição do aluno, ele tem oportunidade, através do livro didático distribuído na escola, de vislumbrar oportunidades que agradam muito a seus olhos, mas nem sempre foi assim.
A sequência correta é:
V – V – V
V – V – F
F – F – V
F – V – F
V – F – V
A seguir você encontrará afirmativas relacionadas aos métodos utilizados no ensino da língua inglesa. Leia-as, com atenção e relacione-as aos seus respectivos métodos. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
1- Tem como foco a oralidade. A gramática é aprendida de maneira indutiva, tentando equilibrar as habilidades “writing”, “reading”, “listening” e “speaking”.
2- Alunos desenvolvem a autoconfiança nas atividades de aprendizagem, sem a interferência do professor.
3- Uso de uma linguagem adequada a uma determinada situação.
4- Treinamento das habilidades de compreensão de leitura.
Reading Method – Silent Way – Communicative Method – Direct Method
Direct Method – Cognitive Code Approach – Grammar Translation – Reading Meth
Direct Method – Silent Way – Communicative Method – Reading Method
Counselling Method – Silent Way – Communicative Method – Grammar Translation
Cognitive Code Approach – Direct Method – Silent Way – Communicative Method
Leia as situações de 1 a 4 e assinale a alternativa que identifica cada uma, respectivamente:
1) um aluno brasileiro estudando espanhol em Madrid. ( ________________ )
2) estudo consciente e formal de uma língua estrangeira. ( ________________ )
3) desenvolvimento de uma segunda língua em situações reais de exposição a ela. ( ________________ )
4) comunidade local não utiliza determinado idioma em suas interações cotidianas. ( ________________ )
A sequência de termos que se refere a cada situação anterior é, respectivamente:
língua estrangeira – aquisição – aprendizagem – segunda língua.
segunda língua – aprendizagem - aquisição – língua estrangeira.
língua estrangeira – aprendizagem – aquisição – segunda língua.
aprendizagem – segunda língua – língua estrangeira – aquisição.
segunda língua – aquisição – aprendizagem – língua estrangeira.
Todos os usuários da Língua Portuguesa são capazes de refletir sobre ela, ao analisar possíveis variações no seu uso e ao escolher as que consideram mais adequadas ao contexto e à finalidade da comunicação.
De acordo com essa afirmativa, pode-se inferir que:
refletir sobre a Língua Portuguesa é observar e analisar seu uso, considerando o contexto, tendo em vista o sucesso da comunicação.
os diferentes registros e as variedades linguísticas em nada contribuem para o uso adequado da Língua Portuguesa às situações comunicativas.
a observação e a análise têm por objetivo garantir a construção de conhecimentos relevantes para as práticas de produção e de recepção de textos, desconsiderando o contexto em que elas acontecem.
as variações linguísticas podem ser desconsideradas em situações sociocomunicativas nas quais os interlocutores apresentam domínio pleno da língua culta.
empregar adequadamente a Língua Portuguesa, nas mais deferentes situações de comunicação, não significa conhecer as variações das modalidades oral e escrita.
Leia, com atenção, a situação apresentada a seguir.
Em uma reunião de colegiado, o pai de um aluno que está terminando o Ensino Médio, perguntou ao professor de Língua Portuguesa:
- Professor, o que o senhor desenvolve em sala de aula, no ensino de língua, para auxiliar os alunos que, em breve, precisam trabalhar para ajudar nas despesas com a Faculdade?
O professor, recém-terminado um curso de Especialização em Linguística, respondeu:
- Os alunos são convidados a ler, a escrever e a produzir textos. E proporcionamos atividades de reflexão, compreensão e expressão das ideias pensadas, em diferentes linguagens. Expressão das próprias ideias e compreensão das ideias dos outros. Antes, a proposta era ler e escrever um texto; hoje, além disso, é preciso ler e compreender o mundo.
Considerando a resposta do professor, avalie as afirmativas.
I- A construção de conhecimentos deve ser de maneira que o conteúdo faça sentido para que o aluno possa estabelecer uma relação com o mundo que o cerca.
II- O ato de ensinar deve ter como objetivo transformar, também, a realidade.
III- A escola deve ensinar os conteúdos que estão no livro didático, com o compromisso de que tudo que foi proposto para o ano letivo seja transmitido aos alunos, sem se preocupar com a sociedade.
IV- O currículo oculto não deve ser levado em consideração, tendo em vista que a escola precisa garantir a aprendizagem formal e não construção cidadã.
V- O ato de planejar de cada professor deve ser encaminhado sob a perspectiva de uma prática social.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
Leia, com atenção, a charge a seguir.
Disponível em: http://dukechargista.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016
Considere que a personagem da charge é professora e o garoto foi seu aluno na Escola. Na sequência, analise as afirmações e julgue aquelas que são coerentes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
I- A expressão ‘E daí?’ pressupõe um descompromisso da professora com a questão social de consumo da água.
II- A atitude da professora demonstra uma contradição com o que a Escola tem desenvolvido com os alunos na Metodologia de projetos em relação às práticas sociais.
III- Ao abordar a professora, o aluno demonstra uma aprendizagem significativa em relação ao uso da água enquanto bem de consumo necessário aos cidadãos.
IV- A expressão ‘bom senso’, utilizada pelo aluno, revela a sua concordância com a professora, porque a frente da casa estava imunda.
Estão coerentes as afirmações:
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Considerando os estudos sobre as concepções de linguagem e sobre o ensino e língua materna, analise as afirmações a seguir.
I- A maneira como o professor de língua materna concebe a linguagem interfere sensivelmente em sua prática docente.
II- Os estudos sobre as concepções de linguagem surgiram para ensinar os professores de língua materna como as aulas devem ser elaboradas, mesmo não influenciando em suas escolhas metodológicas.
III- A concepção de linguagem como processo de ação e de interação entre seres humanos representa a grande tendência da atualidade, pois ela é capaz de levar o professor a adotar o texto como unidade de ensino.
IV- As concepções que tratam a linguagem como expressão do pensamento e como instrumento de comunicação devem ser utilizadas em todas as aulas de língua materna para levar o aluno a refletir sobre a importância de se conhecer os diferentes gêneros textuais.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Ao estudar as metodologias de ensino, você aprendeu que, como guia de orientação para o ensino de língua estrangeira, é esclarecer que:
a língua e meio de dominação e, por isso, é preciso dar ao aprendiz a oportunidade de aprender um idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso concentrar-se no ensino da leitura, por causa das poucas aulas disponíveis.
a língua é meio de aculturação e, para evitar que o aprendiz perca sua identidade, devemos exaltar a língua materna.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver o domínio das estruturas gramaticais do idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver sua competência comunicativa na modalidade oral e escrita.
Leia as frases de 1 a 4, a seguir. Depois, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) a cada uma.
1) A escolha de um bom livro didático é garantia da aprendizagem do aluno. ( )
2) Segundo Ellis, o professor é responsável pela decisão daquilo que o aluno deve aprender, incluindo escolhas de como trabalhar o livro didático. ( )
3) O ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira podem acontecer sem o embasamento metodológico dessa prática educativa. ( )
4) Os norteadores do ensino de uma língua estrangeira não são importantes para o educador para que ele possa ter uma postura equilibrada, pois o professor já tem conhecimentos estabelecidos e coerentes. ( )
A sequência CORRETA obtida é:
V – V – F – F.
F – V – F – F.
F – F – V – V.
V – V – F – V.
F – V – V – V.
A partir da leitura feita no capítulo 1 do seu livro, você deve ter percebido que há uma diferença entre método e técnica. O primeiro se refere a um conjunto de procedimentos de ensino-aprendizagem, já a técnica diz respeito ao procedimento sistemático utilizado em sala de aula e cumpre um objetivo específico.
Em relação aos métodos de ensino de língua inglesa para nortear a prática docente, um deles tem foco na memorização de paradigmas verbais, regras gramaticais e de vocabulário. Estamos nos referindo ao:
V – V – V
V – V – F
F – F – V
F – V – F
V – F – V
A seguir você encontrará afirmativas relacionadas aos métodos utilizados no ensino da língua inglesa. Leia-as, com atenção e relacione-as aos seus respectivos métodos. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
1- Tem como foco a oralidade. A gramática é aprendida de maneira indutiva, tentando equilibrar as habilidades “writing”, “reading”, “listening” e “speaking”.
2- Alunos desenvolvem a autoconfiança nas atividades de aprendizagem, sem a interferência do professor.
3- Uso de uma linguagem adequada a uma determinada situação.
4- Treinamento das habilidades de compreensão de leitura.
Reading Method – Silent Way – Communicative Method – Direct Method
Direct Method – Cognitive Code Approach – Grammar Translation – Reading Meth
Direct Method – Silent Way – Communicative Method – Reading Method
Counselling Method – Silent Way – Communicative Method – Grammar Translation
Cognitive Code Approach – Direct Method – Silent Way – Communicative Method
Leia as situações de 1 a 4 e assinale a alternativa que identifica cada uma, respectivamente:
1) um aluno brasileiro estudando espanhol em Madrid. ( ________________ )
2) estudo consciente e formal de uma língua estrangeira. ( ________________ )
3) desenvolvimento de uma segunda língua em situações reais de exposição a ela. ( ________________ )
4) comunidade local não utiliza determinado idioma em suas interações cotidianas. ( ________________ )
A sequência de termos que se refere a cada situação anterior é, respectivamente:
língua estrangeira – aquisição – aprendizagem – segunda língua.
segunda língua – aprendizagem - aquisição – língua estrangeira.
língua estrangeira – aprendizagem – aquisição – segunda língua.
aprendizagem – segunda língua – língua estrangeira – aquisição.
segunda língua – aquisição – aprendizagem – língua estrangeira.
Todos os usuários da Língua Portuguesa são capazes de refletir sobre ela, ao analisar possíveis variações no seu uso e ao escolher as que consideram mais adequadas ao contexto e à finalidade da comunicação.
De acordo com essa afirmativa, pode-se inferir que:
refletir sobre a Língua Portuguesa é observar e analisar seu uso, considerando o contexto, tendo em vista o sucesso da comunicação.
os diferentes registros e as variedades linguísticas em nada contribuem para o uso adequado da Língua Portuguesa às situações comunicativas.
a observação e a análise têm por objetivo garantir a construção de conhecimentos relevantes para as práticas de produção e de recepção de textos, desconsiderando o contexto em que elas acontecem.
as variações linguísticas podem ser desconsideradas em situações sociocomunicativas nas quais os interlocutores apresentam domínio pleno da língua culta.
empregar adequadamente a Língua Portuguesa, nas mais deferentes situações de comunicação, não significa conhecer as variações das modalidades oral e escrita.
Leia, com atenção, a situação apresentada a seguir.
Em uma reunião de colegiado, o pai de um aluno que está terminando o Ensino Médio, perguntou ao professor de Língua Portuguesa:
- Professor, o que o senhor desenvolve em sala de aula, no ensino de língua, para auxiliar os alunos que, em breve, precisam trabalhar para ajudar nas despesas com a Faculdade?
O professor, recém-terminado um curso de Especialização em Linguística, respondeu:
- Os alunos são convidados a ler, a escrever e a produzir textos. E proporcionamos atividades de reflexão, compreensão e expressão das ideias pensadas, em diferentes linguagens. Expressão das próprias ideias e compreensão das ideias dos outros. Antes, a proposta era ler e escrever um texto; hoje, além disso, é preciso ler e compreender o mundo.
Considerando a resposta do professor, avalie as afirmativas.
I- A construção de conhecimentos deve ser de maneira que o conteúdo faça sentido para que o aluno possa estabelecer uma relação com o mundo que o cerca.
II- O ato de ensinar deve ter como objetivo transformar, também, a realidade.
III- A escola deve ensinar os conteúdos que estão no livro didático, com o compromisso de que tudo que foi proposto para o ano letivo seja transmitido aos alunos, sem se preocupar com a sociedade.
IV- O currículo oculto não deve ser levado em consideração, tendo em vista que a escola precisa garantir a aprendizagem formal e não construção cidadã.
V- O ato de planejar de cada professor deve ser encaminhado sob a perspectiva de uma prática social.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
Leia, com atenção, a charge a seguir.
Disponível em: http://dukechargista.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016
Considere que a personagem da charge é professora e o garoto foi seu aluno na Escola. Na sequência, analise as afirmações e julgue aquelas que são coerentes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
I- A expressão ‘E daí?’ pressupõe um descompromisso da professora com a questão social de consumo da água.
II- A atitude da professora demonstra uma contradição com o que a Escola tem desenvolvido com os alunos na Metodologia de projetos em relação às práticas sociais.
III- Ao abordar a professora, o aluno demonstra uma aprendizagem significativa em relação ao uso da água enquanto bem de consumo necessário aos cidadãos.
IV- A expressão ‘bom senso’, utilizada pelo aluno, revela a sua concordância com a professora, porque a frente da casa estava imunda.
Estão coerentes as afirmações:
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Considerando os estudos sobre as concepções de linguagem e sobre o ensino e língua materna, analise as afirmações a seguir.
I- A maneira como o professor de língua materna concebe a linguagem interfere sensivelmente em sua prática docente.
II- Os estudos sobre as concepções de linguagem surgiram para ensinar os professores de língua materna como as aulas devem ser elaboradas, mesmo não influenciando em suas escolhas metodológicas.
III- A concepção de linguagem como processo de ação e de interação entre seres humanos representa a grande tendência da atualidade, pois ela é capaz de levar o professor a adotar o texto como unidade de ensino.
IV- As concepções que tratam a linguagem como expressão do pensamento e como instrumento de comunicação devem ser utilizadas em todas as aulas de língua materna para levar o aluno a refletir sobre a importância de se conhecer os diferentes gêneros textuais.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Ao estudar as metodologias de ensino, você aprendeu que, como guia de orientação para o ensino de língua estrangeira, é esclarecer que:
a língua e meio de dominação e, por isso, é preciso dar ao aprendiz a oportunidade de aprender um idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso concentrar-se no ensino da leitura, por causa das poucas aulas disponíveis.
a língua é meio de aculturação e, para evitar que o aprendiz perca sua identidade, devemos exaltar a língua materna.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver o domínio das estruturas gramaticais do idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver sua competência comunicativa na modalidade oral e escrita.
Leia as frases de 1 a 4, a seguir. Depois, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) a cada uma.
1) A escolha de um bom livro didático é garantia da aprendizagem do aluno. ( )
2) Segundo Ellis, o professor é responsável pela decisão daquilo que o aluno deve aprender, incluindo escolhas de como trabalhar o livro didático. ( )
3) O ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira podem acontecer sem o embasamento metodológico dessa prática educativa. ( )
4) Os norteadores do ensino de uma língua estrangeira não são importantes para o educador para que ele possa ter uma postura equilibrada, pois o professor já tem conhecimentos estabelecidos e coerentes. ( )
A sequência CORRETA obtida é:
V – V – F – F.
F – V – F – F.
F – F – V – V.
V – V – F – V.
F – V – V – V.
A partir da leitura feita no capítulo 1 do seu livro, você deve ter percebido que há uma diferença entre método e técnica. O primeiro se refere a um conjunto de procedimentos de ensino-aprendizagem, já a técnica diz respeito ao procedimento sistemático utilizado em sala de aula e cumpre um objetivo específico.
Em relação aos métodos de ensino de língua inglesa para nortear a prática docente, um deles tem foco na memorização de paradigmas verbais, regras gramaticais e de vocabulário. Estamos nos referindo ao:
Reading Method – Silent Way – Communicative Method – Direct Method
Direct Method – Cognitive Code Approach – Grammar Translation – Reading Meth
Direct Method – Silent Way – Communicative Method – Reading Method
Counselling Method – Silent Way – Communicative Method – Grammar Translation
Cognitive Code Approach – Direct Method – Silent Way – Communicative Method
Leia as situações de 1 a 4 e assinale a alternativa que identifica cada uma, respectivamente:
1) um aluno brasileiro estudando espanhol em Madrid. ( ________________ )
2) estudo consciente e formal de uma língua estrangeira. ( ________________ )
3) desenvolvimento de uma segunda língua em situações reais de exposição a ela. ( ________________ )
4) comunidade local não utiliza determinado idioma em suas interações cotidianas. ( ________________ )
A sequência de termos que se refere a cada situação anterior é, respectivamente:
língua estrangeira – aquisição – aprendizagem – segunda língua.
segunda língua – aprendizagem - aquisição – língua estrangeira.
língua estrangeira – aprendizagem – aquisição – segunda língua.
aprendizagem – segunda língua – língua estrangeira – aquisição.
segunda língua – aquisição – aprendizagem – língua estrangeira.
Todos os usuários da Língua Portuguesa são capazes de refletir sobre ela, ao analisar possíveis variações no seu uso e ao escolher as que consideram mais adequadas ao contexto e à finalidade da comunicação.
De acordo com essa afirmativa, pode-se inferir que:
refletir sobre a Língua Portuguesa é observar e analisar seu uso, considerando o contexto, tendo em vista o sucesso da comunicação.
os diferentes registros e as variedades linguísticas em nada contribuem para o uso adequado da Língua Portuguesa às situações comunicativas.
a observação e a análise têm por objetivo garantir a construção de conhecimentos relevantes para as práticas de produção e de recepção de textos, desconsiderando o contexto em que elas acontecem.
as variações linguísticas podem ser desconsideradas em situações sociocomunicativas nas quais os interlocutores apresentam domínio pleno da língua culta.
empregar adequadamente a Língua Portuguesa, nas mais deferentes situações de comunicação, não significa conhecer as variações das modalidades oral e escrita.
Leia, com atenção, a situação apresentada a seguir.
Em uma reunião de colegiado, o pai de um aluno que está terminando o Ensino Médio, perguntou ao professor de Língua Portuguesa:
- Professor, o que o senhor desenvolve em sala de aula, no ensino de língua, para auxiliar os alunos que, em breve, precisam trabalhar para ajudar nas despesas com a Faculdade?
O professor, recém-terminado um curso de Especialização em Linguística, respondeu:
- Os alunos são convidados a ler, a escrever e a produzir textos. E proporcionamos atividades de reflexão, compreensão e expressão das ideias pensadas, em diferentes linguagens. Expressão das próprias ideias e compreensão das ideias dos outros. Antes, a proposta era ler e escrever um texto; hoje, além disso, é preciso ler e compreender o mundo.
Considerando a resposta do professor, avalie as afirmativas.
I- A construção de conhecimentos deve ser de maneira que o conteúdo faça sentido para que o aluno possa estabelecer uma relação com o mundo que o cerca.
II- O ato de ensinar deve ter como objetivo transformar, também, a realidade.
III- A escola deve ensinar os conteúdos que estão no livro didático, com o compromisso de que tudo que foi proposto para o ano letivo seja transmitido aos alunos, sem se preocupar com a sociedade.
IV- O currículo oculto não deve ser levado em consideração, tendo em vista que a escola precisa garantir a aprendizagem formal e não construção cidadã.
V- O ato de planejar de cada professor deve ser encaminhado sob a perspectiva de uma prática social.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
Leia, com atenção, a charge a seguir.
Disponível em: http://dukechargista.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016
Considere que a personagem da charge é professora e o garoto foi seu aluno na Escola. Na sequência, analise as afirmações e julgue aquelas que são coerentes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
I- A expressão ‘E daí?’ pressupõe um descompromisso da professora com a questão social de consumo da água.
II- A atitude da professora demonstra uma contradição com o que a Escola tem desenvolvido com os alunos na Metodologia de projetos em relação às práticas sociais.
III- Ao abordar a professora, o aluno demonstra uma aprendizagem significativa em relação ao uso da água enquanto bem de consumo necessário aos cidadãos.
IV- A expressão ‘bom senso’, utilizada pelo aluno, revela a sua concordância com a professora, porque a frente da casa estava imunda.
Estão coerentes as afirmações:
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Considerando os estudos sobre as concepções de linguagem e sobre o ensino e língua materna, analise as afirmações a seguir.
I- A maneira como o professor de língua materna concebe a linguagem interfere sensivelmente em sua prática docente.
II- Os estudos sobre as concepções de linguagem surgiram para ensinar os professores de língua materna como as aulas devem ser elaboradas, mesmo não influenciando em suas escolhas metodológicas.
III- A concepção de linguagem como processo de ação e de interação entre seres humanos representa a grande tendência da atualidade, pois ela é capaz de levar o professor a adotar o texto como unidade de ensino.
IV- As concepções que tratam a linguagem como expressão do pensamento e como instrumento de comunicação devem ser utilizadas em todas as aulas de língua materna para levar o aluno a refletir sobre a importância de se conhecer os diferentes gêneros textuais.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Ao estudar as metodologias de ensino, você aprendeu que, como guia de orientação para o ensino de língua estrangeira, é esclarecer que:
a língua e meio de dominação e, por isso, é preciso dar ao aprendiz a oportunidade de aprender um idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso concentrar-se no ensino da leitura, por causa das poucas aulas disponíveis.
a língua é meio de aculturação e, para evitar que o aprendiz perca sua identidade, devemos exaltar a língua materna.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver o domínio das estruturas gramaticais do idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver sua competência comunicativa na modalidade oral e escrita.
Leia as frases de 1 a 4, a seguir. Depois, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) a cada uma.
1) A escolha de um bom livro didático é garantia da aprendizagem do aluno. ( )
2) Segundo Ellis, o professor é responsável pela decisão daquilo que o aluno deve aprender, incluindo escolhas de como trabalhar o livro didático. ( )
3) O ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira podem acontecer sem o embasamento metodológico dessa prática educativa. ( )
4) Os norteadores do ensino de uma língua estrangeira não são importantes para o educador para que ele possa ter uma postura equilibrada, pois o professor já tem conhecimentos estabelecidos e coerentes. ( )
A sequência CORRETA obtida é:
V – V – F – F.
F – V – F – F.
F – F – V – V.
V – V – F – V.
F – V – V – V.
A partir da leitura feita no capítulo 1 do seu livro, você deve ter percebido que há uma diferença entre método e técnica. O primeiro se refere a um conjunto de procedimentos de ensino-aprendizagem, já a técnica diz respeito ao procedimento sistemático utilizado em sala de aula e cumpre um objetivo específico.
Em relação aos métodos de ensino de língua inglesa para nortear a prática docente, um deles tem foco na memorização de paradigmas verbais, regras gramaticais e de vocabulário. Estamos nos referindo ao:
língua estrangeira – aquisição – aprendizagem – segunda língua.
segunda língua – aprendizagem - aquisição – língua estrangeira.
língua estrangeira – aprendizagem – aquisição – segunda língua.
aprendizagem – segunda língua – língua estrangeira – aquisição.
segunda língua – aquisição – aprendizagem – língua estrangeira.
Todos os usuários da Língua Portuguesa são capazes de refletir sobre ela, ao analisar possíveis variações no seu uso e ao escolher as que consideram mais adequadas ao contexto e à finalidade da comunicação.
De acordo com essa afirmativa, pode-se inferir que:
refletir sobre a Língua Portuguesa é observar e analisar seu uso, considerando o contexto, tendo em vista o sucesso da comunicação.
os diferentes registros e as variedades linguísticas em nada contribuem para o uso adequado da Língua Portuguesa às situações comunicativas.
a observação e a análise têm por objetivo garantir a construção de conhecimentos relevantes para as práticas de produção e de recepção de textos, desconsiderando o contexto em que elas acontecem.
as variações linguísticas podem ser desconsideradas em situações sociocomunicativas nas quais os interlocutores apresentam domínio pleno da língua culta.
empregar adequadamente a Língua Portuguesa, nas mais deferentes situações de comunicação, não significa conhecer as variações das modalidades oral e escrita.
Leia, com atenção, a situação apresentada a seguir.
Em uma reunião de colegiado, o pai de um aluno que está terminando o Ensino Médio, perguntou ao professor de Língua Portuguesa:
- Professor, o que o senhor desenvolve em sala de aula, no ensino de língua, para auxiliar os alunos que, em breve, precisam trabalhar para ajudar nas despesas com a Faculdade?
O professor, recém-terminado um curso de Especialização em Linguística, respondeu:
- Os alunos são convidados a ler, a escrever e a produzir textos. E proporcionamos atividades de reflexão, compreensão e expressão das ideias pensadas, em diferentes linguagens. Expressão das próprias ideias e compreensão das ideias dos outros. Antes, a proposta era ler e escrever um texto; hoje, além disso, é preciso ler e compreender o mundo.
Considerando a resposta do professor, avalie as afirmativas.
I- A construção de conhecimentos deve ser de maneira que o conteúdo faça sentido para que o aluno possa estabelecer uma relação com o mundo que o cerca.
II- O ato de ensinar deve ter como objetivo transformar, também, a realidade.
III- A escola deve ensinar os conteúdos que estão no livro didático, com o compromisso de que tudo que foi proposto para o ano letivo seja transmitido aos alunos, sem se preocupar com a sociedade.
IV- O currículo oculto não deve ser levado em consideração, tendo em vista que a escola precisa garantir a aprendizagem formal e não construção cidadã.
V- O ato de planejar de cada professor deve ser encaminhado sob a perspectiva de uma prática social.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
Leia, com atenção, a charge a seguir.
Disponível em: http://dukechargista.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016
Considere que a personagem da charge é professora e o garoto foi seu aluno na Escola. Na sequência, analise as afirmações e julgue aquelas que são coerentes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
I- A expressão ‘E daí?’ pressupõe um descompromisso da professora com a questão social de consumo da água.
II- A atitude da professora demonstra uma contradição com o que a Escola tem desenvolvido com os alunos na Metodologia de projetos em relação às práticas sociais.
III- Ao abordar a professora, o aluno demonstra uma aprendizagem significativa em relação ao uso da água enquanto bem de consumo necessário aos cidadãos.
IV- A expressão ‘bom senso’, utilizada pelo aluno, revela a sua concordância com a professora, porque a frente da casa estava imunda.
Estão coerentes as afirmações:
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Considerando os estudos sobre as concepções de linguagem e sobre o ensino e língua materna, analise as afirmações a seguir.
I- A maneira como o professor de língua materna concebe a linguagem interfere sensivelmente em sua prática docente.
II- Os estudos sobre as concepções de linguagem surgiram para ensinar os professores de língua materna como as aulas devem ser elaboradas, mesmo não influenciando em suas escolhas metodológicas.
III- A concepção de linguagem como processo de ação e de interação entre seres humanos representa a grande tendência da atualidade, pois ela é capaz de levar o professor a adotar o texto como unidade de ensino.
IV- As concepções que tratam a linguagem como expressão do pensamento e como instrumento de comunicação devem ser utilizadas em todas as aulas de língua materna para levar o aluno a refletir sobre a importância de se conhecer os diferentes gêneros textuais.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Ao estudar as metodologias de ensino, você aprendeu que, como guia de orientação para o ensino de língua estrangeira, é esclarecer que:
a língua e meio de dominação e, por isso, é preciso dar ao aprendiz a oportunidade de aprender um idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso concentrar-se no ensino da leitura, por causa das poucas aulas disponíveis.
a língua é meio de aculturação e, para evitar que o aprendiz perca sua identidade, devemos exaltar a língua materna.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver o domínio das estruturas gramaticais do idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver sua competência comunicativa na modalidade oral e escrita.
Leia as frases de 1 a 4, a seguir. Depois, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) a cada uma.
1) A escolha de um bom livro didático é garantia da aprendizagem do aluno. ( )
2) Segundo Ellis, o professor é responsável pela decisão daquilo que o aluno deve aprender, incluindo escolhas de como trabalhar o livro didático. ( )
3) O ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira podem acontecer sem o embasamento metodológico dessa prática educativa. ( )
4) Os norteadores do ensino de uma língua estrangeira não são importantes para o educador para que ele possa ter uma postura equilibrada, pois o professor já tem conhecimentos estabelecidos e coerentes. ( )
A sequência CORRETA obtida é:
V – V – F – F.
F – V – F – F.
F – F – V – V.
V – V – F – V.
F – V – V – V.
A partir da leitura feita no capítulo 1 do seu livro, você deve ter percebido que há uma diferença entre método e técnica. O primeiro se refere a um conjunto de procedimentos de ensino-aprendizagem, já a técnica diz respeito ao procedimento sistemático utilizado em sala de aula e cumpre um objetivo específico.
Em relação aos métodos de ensino de língua inglesa para nortear a prática docente, um deles tem foco na memorização de paradigmas verbais, regras gramaticais e de vocabulário. Estamos nos referindo ao:
refletir sobre a Língua Portuguesa é observar e analisar seu uso, considerando o contexto, tendo em vista o sucesso da comunicação.
os diferentes registros e as variedades linguísticas em nada contribuem para o uso adequado da Língua Portuguesa às situações comunicativas.
a observação e a análise têm por objetivo garantir a construção de conhecimentos relevantes para as práticas de produção e de recepção de textos, desconsiderando o contexto em que elas acontecem.
as variações linguísticas podem ser desconsideradas em situações sociocomunicativas nas quais os interlocutores apresentam domínio pleno da língua culta.
empregar adequadamente a Língua Portuguesa, nas mais deferentes situações de comunicação, não significa conhecer as variações das modalidades oral e escrita.
Leia, com atenção, a situação apresentada a seguir.
Em uma reunião de colegiado, o pai de um aluno que está terminando o Ensino Médio, perguntou ao professor de Língua Portuguesa:
- Professor, o que o senhor desenvolve em sala de aula, no ensino de língua, para auxiliar os alunos que, em breve, precisam trabalhar para ajudar nas despesas com a Faculdade?
O professor, recém-terminado um curso de Especialização em Linguística, respondeu:
- Os alunos são convidados a ler, a escrever e a produzir textos. E proporcionamos atividades de reflexão, compreensão e expressão das ideias pensadas, em diferentes linguagens. Expressão das próprias ideias e compreensão das ideias dos outros. Antes, a proposta era ler e escrever um texto; hoje, além disso, é preciso ler e compreender o mundo.
Considerando a resposta do professor, avalie as afirmativas.
I- A construção de conhecimentos deve ser de maneira que o conteúdo faça sentido para que o aluno possa estabelecer uma relação com o mundo que o cerca.
II- O ato de ensinar deve ter como objetivo transformar, também, a realidade.
III- A escola deve ensinar os conteúdos que estão no livro didático, com o compromisso de que tudo que foi proposto para o ano letivo seja transmitido aos alunos, sem se preocupar com a sociedade.
IV- O currículo oculto não deve ser levado em consideração, tendo em vista que a escola precisa garantir a aprendizagem formal e não construção cidadã.
V- O ato de planejar de cada professor deve ser encaminhado sob a perspectiva de uma prática social.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
Leia, com atenção, a charge a seguir.
Disponível em: http://dukechargista.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016
Considere que a personagem da charge é professora e o garoto foi seu aluno na Escola. Na sequência, analise as afirmações e julgue aquelas que são coerentes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
I- A expressão ‘E daí?’ pressupõe um descompromisso da professora com a questão social de consumo da água.
II- A atitude da professora demonstra uma contradição com o que a Escola tem desenvolvido com os alunos na Metodologia de projetos em relação às práticas sociais.
III- Ao abordar a professora, o aluno demonstra uma aprendizagem significativa em relação ao uso da água enquanto bem de consumo necessário aos cidadãos.
IV- A expressão ‘bom senso’, utilizada pelo aluno, revela a sua concordância com a professora, porque a frente da casa estava imunda.
Estão coerentes as afirmações:
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Considerando os estudos sobre as concepções de linguagem e sobre o ensino e língua materna, analise as afirmações a seguir.
I- A maneira como o professor de língua materna concebe a linguagem interfere sensivelmente em sua prática docente.
II- Os estudos sobre as concepções de linguagem surgiram para ensinar os professores de língua materna como as aulas devem ser elaboradas, mesmo não influenciando em suas escolhas metodológicas.
III- A concepção de linguagem como processo de ação e de interação entre seres humanos representa a grande tendência da atualidade, pois ela é capaz de levar o professor a adotar o texto como unidade de ensino.
IV- As concepções que tratam a linguagem como expressão do pensamento e como instrumento de comunicação devem ser utilizadas em todas as aulas de língua materna para levar o aluno a refletir sobre a importância de se conhecer os diferentes gêneros textuais.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Ao estudar as metodologias de ensino, você aprendeu que, como guia de orientação para o ensino de língua estrangeira, é esclarecer que:
a língua e meio de dominação e, por isso, é preciso dar ao aprendiz a oportunidade de aprender um idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso concentrar-se no ensino da leitura, por causa das poucas aulas disponíveis.
a língua é meio de aculturação e, para evitar que o aprendiz perca sua identidade, devemos exaltar a língua materna.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver o domínio das estruturas gramaticais do idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver sua competência comunicativa na modalidade oral e escrita.
Leia as frases de 1 a 4, a seguir. Depois, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) a cada uma.
1) A escolha de um bom livro didático é garantia da aprendizagem do aluno. ( )
2) Segundo Ellis, o professor é responsável pela decisão daquilo que o aluno deve aprender, incluindo escolhas de como trabalhar o livro didático. ( )
3) O ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira podem acontecer sem o embasamento metodológico dessa prática educativa. ( )
4) Os norteadores do ensino de uma língua estrangeira não são importantes para o educador para que ele possa ter uma postura equilibrada, pois o professor já tem conhecimentos estabelecidos e coerentes. ( )
A sequência CORRETA obtida é:
V – V – F – F.
F – V – F – F.
F – F – V – V.
V – V – F – V.
F – V – V – V.
A partir da leitura feita no capítulo 1 do seu livro, você deve ter percebido que há uma diferença entre método e técnica. O primeiro se refere a um conjunto de procedimentos de ensino-aprendizagem, já a técnica diz respeito ao procedimento sistemático utilizado em sala de aula e cumpre um objetivo específico.
Em relação aos métodos de ensino de língua inglesa para nortear a prática docente, um deles tem foco na memorização de paradigmas verbais, regras gramaticais e de vocabulário. Estamos nos referindo ao:
Em uma reunião de colegiado, o pai de um aluno que está terminando o Ensino Médio, perguntou ao professor de Língua Portuguesa:
I, II e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
Leia, com atenção, a charge a seguir.
Disponível em: http://dukechargista.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016
Considere que a personagem da charge é professora e o garoto foi seu aluno na Escola. Na sequência, analise as afirmações e julgue aquelas que são coerentes em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
I- A expressão ‘E daí?’ pressupõe um descompromisso da professora com a questão social de consumo da água.
II- A atitude da professora demonstra uma contradição com o que a Escola tem desenvolvido com os alunos na Metodologia de projetos em relação às práticas sociais.
III- Ao abordar a professora, o aluno demonstra uma aprendizagem significativa em relação ao uso da água enquanto bem de consumo necessário aos cidadãos.
IV- A expressão ‘bom senso’, utilizada pelo aluno, revela a sua concordância com a professora, porque a frente da casa estava imunda.
Estão coerentes as afirmações:
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Considerando os estudos sobre as concepções de linguagem e sobre o ensino e língua materna, analise as afirmações a seguir.
I- A maneira como o professor de língua materna concebe a linguagem interfere sensivelmente em sua prática docente.
II- Os estudos sobre as concepções de linguagem surgiram para ensinar os professores de língua materna como as aulas devem ser elaboradas, mesmo não influenciando em suas escolhas metodológicas.
III- A concepção de linguagem como processo de ação e de interação entre seres humanos representa a grande tendência da atualidade, pois ela é capaz de levar o professor a adotar o texto como unidade de ensino.
IV- As concepções que tratam a linguagem como expressão do pensamento e como instrumento de comunicação devem ser utilizadas em todas as aulas de língua materna para levar o aluno a refletir sobre a importância de se conhecer os diferentes gêneros textuais.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Ao estudar as metodologias de ensino, você aprendeu que, como guia de orientação para o ensino de língua estrangeira, é esclarecer que:
a língua e meio de dominação e, por isso, é preciso dar ao aprendiz a oportunidade de aprender um idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso concentrar-se no ensino da leitura, por causa das poucas aulas disponíveis.
a língua é meio de aculturação e, para evitar que o aprendiz perca sua identidade, devemos exaltar a língua materna.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver o domínio das estruturas gramaticais do idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver sua competência comunicativa na modalidade oral e escrita.
Leia as frases de 1 a 4, a seguir. Depois, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) a cada uma.
1) A escolha de um bom livro didático é garantia da aprendizagem do aluno. ( )
2) Segundo Ellis, o professor é responsável pela decisão daquilo que o aluno deve aprender, incluindo escolhas de como trabalhar o livro didático. ( )
3) O ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira podem acontecer sem o embasamento metodológico dessa prática educativa. ( )
4) Os norteadores do ensino de uma língua estrangeira não são importantes para o educador para que ele possa ter uma postura equilibrada, pois o professor já tem conhecimentos estabelecidos e coerentes. ( )
A sequência CORRETA obtida é:
V – V – F – F.
F – V – F – F.
F – F – V – V.
V – V – F – V.
F – V – V – V.
A partir da leitura feita no capítulo 1 do seu livro, você deve ter percebido que há uma diferença entre método e técnica. O primeiro se refere a um conjunto de procedimentos de ensino-aprendizagem, já a técnica diz respeito ao procedimento sistemático utilizado em sala de aula e cumpre um objetivo específico.
Em relação aos métodos de ensino de língua inglesa para nortear a prática docente, um deles tem foco na memorização de paradigmas verbais, regras gramaticais e de vocabulário. Estamos nos referindo ao:
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Considerando os estudos sobre as concepções de linguagem e sobre o ensino e língua materna, analise as afirmações a seguir.
I- A maneira como o professor de língua materna concebe a linguagem interfere sensivelmente em sua prática docente.
II- Os estudos sobre as concepções de linguagem surgiram para ensinar os professores de língua materna como as aulas devem ser elaboradas, mesmo não influenciando em suas escolhas metodológicas.
III- A concepção de linguagem como processo de ação e de interação entre seres humanos representa a grande tendência da atualidade, pois ela é capaz de levar o professor a adotar o texto como unidade de ensino.
IV- As concepções que tratam a linguagem como expressão do pensamento e como instrumento de comunicação devem ser utilizadas em todas as aulas de língua materna para levar o aluno a refletir sobre a importância de se conhecer os diferentes gêneros textuais.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Ao estudar as metodologias de ensino, você aprendeu que, como guia de orientação para o ensino de língua estrangeira, é esclarecer que:
a língua e meio de dominação e, por isso, é preciso dar ao aprendiz a oportunidade de aprender um idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso concentrar-se no ensino da leitura, por causa das poucas aulas disponíveis.
a língua é meio de aculturação e, para evitar que o aprendiz perca sua identidade, devemos exaltar a língua materna.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver o domínio das estruturas gramaticais do idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver sua competência comunicativa na modalidade oral e escrita.
Leia as frases de 1 a 4, a seguir. Depois, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) a cada uma.
1) A escolha de um bom livro didático é garantia da aprendizagem do aluno. ( )
2) Segundo Ellis, o professor é responsável pela decisão daquilo que o aluno deve aprender, incluindo escolhas de como trabalhar o livro didático. ( )
3) O ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira podem acontecer sem o embasamento metodológico dessa prática educativa. ( )
4) Os norteadores do ensino de uma língua estrangeira não são importantes para o educador para que ele possa ter uma postura equilibrada, pois o professor já tem conhecimentos estabelecidos e coerentes. ( )
A sequência CORRETA obtida é:
V – V – F – F.
F – V – F – F.
F – F – V – V.
V – V – F – V.
F – V – V – V.
A partir da leitura feita no capítulo 1 do seu livro, você deve ter percebido que há uma diferença entre método e técnica. O primeiro se refere a um conjunto de procedimentos de ensino-aprendizagem, já a técnica diz respeito ao procedimento sistemático utilizado em sala de aula e cumpre um objetivo específico.
Em relação aos métodos de ensino de língua inglesa para nortear a prática docente, um deles tem foco na memorização de paradigmas verbais, regras gramaticais e de vocabulário. Estamos nos referindo ao:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Ao estudar as metodologias de ensino, você aprendeu que, como guia de orientação para o ensino de língua estrangeira, é esclarecer que:
a língua e meio de dominação e, por isso, é preciso dar ao aprendiz a oportunidade de aprender um idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso concentrar-se no ensino da leitura, por causa das poucas aulas disponíveis.
a língua é meio de aculturação e, para evitar que o aprendiz perca sua identidade, devemos exaltar a língua materna.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver o domínio das estruturas gramaticais do idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver sua competência comunicativa na modalidade oral e escrita.
Leia as frases de 1 a 4, a seguir. Depois, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) a cada uma.
1) A escolha de um bom livro didático é garantia da aprendizagem do aluno. ( )
2) Segundo Ellis, o professor é responsável pela decisão daquilo que o aluno deve aprender, incluindo escolhas de como trabalhar o livro didático. ( )
3) O ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira podem acontecer sem o embasamento metodológico dessa prática educativa. ( )
4) Os norteadores do ensino de uma língua estrangeira não são importantes para o educador para que ele possa ter uma postura equilibrada, pois o professor já tem conhecimentos estabelecidos e coerentes. ( )
A sequência CORRETA obtida é:
V – V – F – F.
F – V – F – F.
F – F – V – V.
V – V – F – V.
F – V – V – V.
A partir da leitura feita no capítulo 1 do seu livro, você deve ter percebido que há uma diferença entre método e técnica. O primeiro se refere a um conjunto de procedimentos de ensino-aprendizagem, já a técnica diz respeito ao procedimento sistemático utilizado em sala de aula e cumpre um objetivo específico.
Em relação aos métodos de ensino de língua inglesa para nortear a prática docente, um deles tem foco na memorização de paradigmas verbais, regras gramaticais e de vocabulário. Estamos nos referindo ao:
a língua e meio de dominação e, por isso, é preciso dar ao aprendiz a oportunidade de aprender um idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso concentrar-se no ensino da leitura, por causa das poucas aulas disponíveis.
a língua é meio de aculturação e, para evitar que o aprendiz perca sua identidade, devemos exaltar a língua materna.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver o domínio das estruturas gramaticais do idioma estrangeiro.
a língua é meio de comunicação e é preciso desenvolver sua competência comunicativa na modalidade oral e escrita.
Leia as frases de 1 a 4, a seguir. Depois, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) a cada uma.
1) A escolha de um bom livro didático é garantia da aprendizagem do aluno. ( )
2) Segundo Ellis, o professor é responsável pela decisão daquilo que o aluno deve aprender, incluindo escolhas de como trabalhar o livro didático. ( )
3) O ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira podem acontecer sem o embasamento metodológico dessa prática educativa. ( )
4) Os norteadores do ensino de uma língua estrangeira não são importantes para o educador para que ele possa ter uma postura equilibrada, pois o professor já tem conhecimentos estabelecidos e coerentes. ( )
A sequência CORRETA obtida é:
V – V – F – F.
F – V – F – F.
F – F – V – V.
V – V – F – V.
F – V – V – V.
A partir da leitura feita no capítulo 1 do seu livro, você deve ter percebido que há uma diferença entre método e técnica. O primeiro se refere a um conjunto de procedimentos de ensino-aprendizagem, já a técnica diz respeito ao procedimento sistemático utilizado em sala de aula e cumpre um objetivo específico.
Em relação aos métodos de ensino de língua inglesa para nortear a prática docente, um deles tem foco na memorização de paradigmas verbais, regras gramaticais e de vocabulário. Estamos nos referindo ao:
V – V – F – F.
F – V – F – F.
F – F – V – V.
V – V – F – V.
F – V – V – V.